Nesse modelo, a entrega é feita para mais de um cliente em uma mesma viagem. Ou seja, o consumidor que deseja transportar em quantidade menor pode pagar apenas pelo espaço do caminhão que irá utilizar.
O transporte de carga fracionada evita que a transportadora tenha que atender a apenas um cliente e viajar com muito espaço sobrando no veículo.
Dessa forma, tanto os clientes quanto a empresa saem ganhando.
Porém, vale se atentar ao fato de que, nessa modalidade, pode ser necessário reunir cargas semelhantes no mesmo espaço.
Carga fracionada: vantagens e desvantagens
Vimos que a carga fracionada é uma alternativa de transporte de mercadorias que permite aproveitar melhor o espaço disponível nos veículos, reduzindo os custos operacionais e aumentando a segurança das cargas.
No entanto, essa modalidade também tem algumas limitações, como a capacidade de armazenagem e a flexibilidade de rotas.
Veja a seguir as principais vantagens e desvantagens desta modalidade de transporte:
Vantagens
- Aumento da lucratividade: ao dividir o espaço e o valor do frete com outros embarcadores, você reduz os seus gastos com transporte e torna as suas operações mais competitivas. Além disso, você pode oferecer preços mais atrativos aos seus clientes, aumentando as suas vendas e o seu faturamento;
- Prevenção contra desperdícios: evita o desperdício de espaço nos veículos, que poderia gerar custos desnecessários e impactar negativamente no meio ambiente. Também evita a necessidade de manter grandes estoques para armazenar os seus produtos, otimizando o seu fluxo de caixa e o seu espaço físico;
- Agilidade nas entregas: permite transportar as suas mercadorias com mais frequência e rapidez, sem precisar esperar até ter a quantidade suficiente para preencher um veículo inteiro.
Desvantagens
Já dentre as desvantagens podemos ressaltar os seguintes desafios:
- Pouca flexibilidade para criar rotas;
- Dependência da disponibilidade e compatibilidade dos outros embarcadores;
- Falta de controle sobre os horários e destinos dos envios;
- Limite de capacidade de carga;
- Restrição do espaço disponível nos veículos;
- Dificuldade para transportar produtos de grandes dimensões ou pesos.
Fonte: Totvs.com